PROCESSO SELETIVO
2018/1
INSCREVA-SE AGORA ATENDIMENTO AGENDADO AO ALUNO
Aguarde uns instantes
Houve um problema na busca!
Bolsas e Créditos Estudantil
PROUNI

O Programa Universidade para Todos (PROUNI) é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros que ainda não tenham o diploma de nível superior.

Quem pode se beneficiar?

O programa é voltado aos alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou particular de ensino na condição de bolsistas integrais, com renda familiar de até um salário minimo por pessoa. O estudante pode concorrer a bolsas de 100%, de acordo com sua renda familiar. Só poderá se candidatar ao processo seletivo do PROUNI o estudante que tiver participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do ano anterior e obtido o mínimo de 450 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do exame. As bolsas são distribuídas conforme as notas dos estudantes no ENEM.

 

Algumas dúvidas sobre o PROUNI O QUE É NECESSÁRIO PARA CONCORRER A UMA BOLSA INTEGRAL?

O candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

E PARA UMA BOLSA DE 50%, O QUE É NECESSÁRIO?

Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

 

ALÉM DISSO, O CANDIDATO DEVE SATISFAZER A PELO MENOS UMA DAS CONDIÇÕES A SEGUIR:

• ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

• ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;

• ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;

• ser pessoa com deficiência;

• ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoa Permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura.

Nesses casos não há requisitos de renda Resultado Enem 2017 O MEC divulgou a data dos resultados Enem 2017 será na sexta-feira dia 8 de janeiro de 2017, após a divulgação da data dos resultados, aqui no site será divulgado a data das inscrições PROUNI 2017.

FIES

O Fies, também conhecido como Fundo de Financiamento Estudantil, nada mais é do que um programa que faz parte do Ministério da Educação e é destinado para financiar a graduação na educação superior de estudantes que queiram se matricular em cursos superiores não gratuitos. Poderão recorrer ao FIES 2017 estudantes que estiverem matriculados em cursos superiores que tiverem uma avaliação positiva nos processos que são conduzidos através do Ministério da Educação. O Fies pode ser utilizado por esses estudantes para pagamento de 25% do valor da mensalidade. Os bolsistas parciais do ProUni não participam dos processos seletivos regulares do Fies, sendo designados períodos específicos para concessão do financiamento. Saiba como se inscrever no FIES 2017 agora De acordo com as regras já divulgadas, apenas podem participar do processo estudantes que não tiverem diploma de ensino superior, e que tenham feito o Enem a partir de 2010 com a nota final de pelo menos 450 pontos, e que tenha uma renda familiar bruta equivalente de 2,5 salários mínimos. O início da inscrição FIES 2017 geralmente ocorrem a partir do começo de agosto, e a conclusão do processo ocorre em até 15 dias após o início do processo. A inscrição FIES poderá ser realizada através do portal www.fiesselecao.mec.gov.br onde você conta com o regulamento completo do programa, bem como os documentos que são necessários para se inscrever neste processo de seleção. Após feito, o candidato deverá pagar o boleto FIES 2017 para ativar seu financiamento. Para mais informações acesse: http://www.fiesinscricao.com.br/

voltar a página anterior